3 Exercícios Respiratórios Fáceis e Úteis

Alguns minutos de respiração consciente por dia fazem a diferença sim – 3 exercícios fáceis e úteis.

 

 

Respirar bem deveria ser algo automático do ser humano, porém isto não é bem assim na maioria absoluta das pessoas, a maioria não consegue usar toda a capacidade que possui para respirar.

 

Benefícios de respirar bem incluem melhor oxigenação do corpo (inclusive do cérebro), maior equilíbrio emocional, melhores funções mentais e mais disposição e vitalidade e melhor desempenho sexual.

 

Aqui vão três exercícios que você pode fazer com apenas alguns minutos.

 

1. Respiração Consciente e Profunda. Inspire e expire profundamente e com calma, procure preencher a parte inferior, média e superior dos pulmões, ou seja deixe a barriga, o centro do tórax e a parte superior do tórax se preencherem e se esvaziarem completamente de ar. Faça isto por alguns minutos respirando sempre pelo nariz. Dica: Este exercício pode ser praticado ao longo do dia, durante o dia inteiro, sendo especialmente útil nos momentos de tensão mental e emocional.

 

2.      2. Respiração do Fogo. Inspire profundamente antes de começar e então contraia rapidamente a parte inferior do abdome (logo abaixo do umbigo) soltando o ar pelas narinas e soltando na sequencia, sem se preocupar em inspirar apenas permaneça repetindo o movimento de expirar enquanto contrai rapidamente a parte inferior do abdome e relaxa. Pratique por alguns minutos.Dica: Esta respiração é estimulante e gera energia, ideal para começar o dia.

 

3.      3. Respiração para Despertar Relaxado (a). Deite-se numa posição confortável em um local onde você não será interrompido (a). Respire profundamente e vá relaxando teu corpo dos pés a cabeça, perceba se tem alguma área tensa, foque na tensão enquanto inspira e relaxe no momento que estiver expirando, sinta o corpo mais solto e entregue a força da gravidade a cada expiração. Assim que tiver relaxado comece a inspirar o máximo possível, enchendo bem os pulmões de ar, tente ultrapassar teu limite e assim  que estiver cheio solte o ar bocejando e produzindo o som de bocejo, repita algumas vezes a parte de ir enchendo, enchendo e enchendo o pulmão de ar até o limite e depois solte  com um gostoso bocejar, enquanto pratica esta fase do exercício vá movendo os dedos, braços, pernas, rolando pra um lado e pro outro até se sentar e ficar de pé. Dica: excelente pra despertar bem pela manhã, especialmente útil pra descarregar o estresse e cansaço, podendo ser praticado durante o dia ou logo após um dia de trabalho.

 

Praticar diariamente pode lhe trazer benefícios inesperados. Algumas pessoas dedicam 5 minutos por dia a isto, outras dedicam 10, 15, 20, 40 minutos ou até mesmo 1 hora do dia para respirar.

 

Estas práticas, por mais simples que pareçam, tem o potencial de melhorar bastante a qualidade de vida de qualquer pessoa, o ideal é se comprometer a praticar por 21 dias pra perceber nitidamente os resultados.

 

Áreas que podem se beneficiar são: foco e concentração mental, cansaço e disposição, relaxamento e estresse, equilíbrio emocional dentre outras.

 

Bom Proveito e Boa Prática a todos,

 

Gratidão mil,

 

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