3 Motivos para Parar com o Açúcar e 1 Alternativa

O açúcar é um dos maiores vilões da dieta moderna, motivos e estudos respeitáveis são numerosos nesta área, mas vamos rever juntos três motivos e uma alternativa.

açúcar

 

Motivo nº3

Açúcar acidifica o corpo e promove o aumento de radicais livres no corpo, resultando em envelhecimento precoce.

 

Motivo nº2

Aumenta o nível de inflamação a nível celular (relação com doenças cardiovasculares, diabetes e câncer) e libera mais insulina no corpo, promovendo o aumento da gordura localizada.

 

Motivo nº1

Tal como outras drogas, o açúcar é viciante e cria ciclos de fome, fatiga e mal humor.

 

De qual tipo de açúcar estamos falando?

De todos, branco, mascavo, demerara, melado ou mel. As reações químicas destes açúcares são quase as mesmas, mas quando você consome o melado além da caloria do açúcar você se beneficia de ferro e vitaminas do complexo B, no caso do mel in natura (se não foi aquecido ou pasteurizado) você conta com mais enzimas que são benéficas. O açúcar branco (refinado) é o pior devido a pobreza quanto a variedade nutricional.

 

E a alternativa?

A melhor alternativa é usar estévia. Atualmente dentre todas as oções a estévia é o adoçante zero calorias totalmente seguro. Apesar de no começo o gostinho ser meio estranho pode-se acostumar. Pra quem não tem uma dieta que necessita restringir carboidratos utilizar frutas doces (atemóia, banana, uvas passa, tâmara etc) representam melhor opção do que o açúcar ou aspartame.

 

Atenção, aspartame (adoçante zero calorias químico) é neurotóxico e por questões de segurança pública de saúde e integridade do sistema nervoso do indivíduo deveria ser proíbido. Base científica ampla comprova esta afirmação. Sucralose e Agave também não parecem ser boas opções segundo especialistas da área.

Honestamente dado a gravidade do uso do aspartame eu particularmente usaria açúcar mas não aspartame, cuidado com bebidas light e diet.

 

Gratidão e Bom fim de semana a todos!

Paulo R Yamazák

 

 

 

e Equipe MH.