Florais de Bach – conheça mais!

 

Olá queridos! Agora o Manual Humano conta também com matérias semanais sobre os Florais de Bach – uma terapia natural e muito eficiente no tratamento de problemas emocionais.

Todos sabemos que emoções em desequilíbrio são vilões para a saúde. Quando não estamos centrados ou em harmonia com nossas características pessoais podemos sofrer de baixas de imunidade, doenças psicossomáticas e dificuldades nos relacionamentos e no trabalho.

Os Florais de Bach atuam no reequilíbrio das emoções e manifestações fornecendo serenidade mental e energia, que refletem positivamente na saúde física e na personalidade do individuo.

Mas o que são os Florais de Bach? Como eles atuam?

Dr. Edward Bach (1886-1936) foi um médico clínico, pesquisador e homeopata que dedicou grande parte da sua vida ao estudo da cura das doenças por meio da natureza. No auge de sua carreira, Dr. Bach ouviu um chamado interior e mudou da cidade para o campo, em busca de novos remédios naturais, e entre os anos de 1930 e 1934 ele descobriu e escreveu os fundamentos dos 38 remédios florais.

Para Bach, as doenças surgiam para que fosse possível uma modificação de um estado mental incorreto, que nos desviam dos nossos verdadeiros propósitos, vontades e convicções! Assim, Bach passou a estudar as características das flores, e compará-las com as nossas próprias características. Portanto os florais agem nos níveis mentais, emocionais e energéticos em desequilíbrio, pois a energia da flor entra em ressonância com a energia da pessoa, trazendo o alinhamento necessário.

“Existe um floral para TPM, ou para ansiedade?”

Essa costuma ser uma das maiores dúvidas das pessoas, se há um floral para um sintoma específico. Porém não existe uma receita, um único tipo de floral para “medo”, por exemplo. No tratamento floral são trabalhadas as emoções e manifestações, portanto é preciso conversar com a pessoa e saber qual a reação dela diante dos problemas, para que então seja possível receitar um floral ou um composto.

Exemplo: uma mãe procura o terapeuta porque seu filho tem medo de dormir sozinho no próprio quarto. É preciso então verificar qual a origem desse medo. Se a criança relata ter medo do escuro, o floral indicado seria o Aspen, que ajuda a clarear nossos receios inconscientes, as preocupações de origem desconhecida. Porém vamos supor que uma noite assaltaram a casa da família e depois disso a criança não quis mais dormir sozinha. Neste caso o floral indicado poderia ser o Mimulus, que trabalha a coragem de enfrentar o que tememos. Ou ainda, o filho não dorme só pois tem medo que algo aconteça com a mãe enquanto ele está longe: o floral recomendado seria o Red Chesnut, que ajuda no equilíbrio da preocupação e proteção para com os nossos entes queridos.

Gostou? Fique de olho nas nossas postagens e conheça mais sobre os florais e suas indicações!

Ofereço consulta e indicação floral via Skype, para aqueles que desejam se explorar e realizar mudanças em suas vidas! Para agendar uma sessão ou para mais informações, escreva para atendimento@manualhumano.com.br

Ana Luisa Prosperi é Naturóloga graduada pela UNISUL e mora em Florianópolis/SC. Atualmente atende o público infantil e adulto em tratamentos presenciais e online, com foco na educação em saúde e autoconhecimento através das práticas naturais.

isa