Florais de Bach – Rescue Remedy

 

No dia a dia, eventualmente vejo pessoas dizendo que não estão passando por um momento bom, que se sentem estressadas ou tristes e por isso irão passar na farmácia para mandar fazer um Rescue.

Visivelmente, dentre os 38 florais de Bach este é o mais conhecido pela maior parte das pessoas, e por isso também o mais utilizado. Porém também observo que a maioria dessas pessoas não sabe verdadeiramente o que é este floral, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Indicação

A palavra Rescue vem do inglês e significa socorro, resgate. O nome é a essência deste floral, ele é justamente isso: um remédio para situações difíceis de sofrimento – um susto, más notícias, um acidente – seja este sofrimento antecipado a alguma situação, seja no momento em que está ocorrendo, ou após ter ocorrido.

É um floral que podemos ter sempre conosco, pois ajuda a prevenir e equilibrar o trauma energético. Por trauma energético eu me refiro a toda situação que nos esvazia de energia e nos faz ficar com o corpo cansado e a mente angustiada, fazendo com que tenhamos dificuldade em dar um passo adiante nos momentos de tensão.

Exemplos:

– Aquela pessoa que morre de medo de ir ao dentista pode começar a tomar o Rescue desde o momento em que foi marcada a consulta, de modo a se preparar e se sentir mais confiante.

– Você testemunha um acidente de carro. Ninguém se machucou mas as pessoas estão muito nervosas. O Rescue ajudará a centrar a energia necessária, trazendo calma para a situação.

– Uma pessoa que era muito próxima a um familiar e este falece, trazendo muito pesar. O Rescue irá contribuir na aceitação e na dor do trauma, para que a pessoa possa seguir em frente.

Lembrando que outros florais poderiam ser associados a estas situações também de forma efetiva, por isso dizemos que o Rescue é emergencial. Ou seja, ao fazermos um tratamento floral iremos buscar os remédios que se adaptem ao seu momento e às suas manifestações, e o Rescue deverá ser utilizado naqueles dias ou situações específicas em que você se sente mais frágil, afim de contribuir com força e serenidade.

Kate Middleton ansiosa antes do seu casamento tomando Rescue Remedy 

Mas o que é o Rescue Remedy?

É um composto de cinco florais combinados:

Star of Bethlehem: contribui nos choques emocionais, para traumas.

Rock Rose: reduz a sensação de terror e de pânico.

Impatiens: para a tensão mental e física que surge nos momentos em que nos sentimos irritados e inquietos.

Cherry Plum: para a sensação de que vamos “perder o controle”, ajuda a ver a saída e o centro com maior clareza.

Clematis: para a tendência a desmaios, ou a impressão de “não estar ali”. Traz a presença.

Juntos, esses cinco florais são excelentes para trazer a calma e confiança necessárias em situações críticas, porém o Rescue não necessariamente é o indicado para todas as situações. Para um tratamento mais profundo e completo é preciso utilizar florais e combinações específicas, que irão atuar de modo personalizado abarcando as características pessoais e o momento de cada pessoa.

Faça uma consulta online para conhecer mais de si e dos florais que podem te ajudar! Agende uma sessão em atendimento@manualhumano.com.br

Ana Luisa Prosperi é Naturóloga graduada pela UNISUL e mora em Florianópolis/SC. Atualmente atende o público infantil e adulto em tratamentos presenciais e online, com foco na educação em saúde e autoconhecimento através das práticas naturais.

ci