Insight sobre Aprender com facilidade

Eu (Paulo) quero compartilhar com vocês um insight que tive fazendo uma aula de Kung Fu aqui em Brighton, Inglaterra.

Há anos venho pesquisando como se aprende a aprender, sempre muito apaixonado pela música, dança, artes marciais e outras formas de expressão eu sempre quis ser bom em tudo e encontrar alguma forma satisfatória de tocar bem algum instrumento, mas só de pensar em ter que ficar meses ou anos tendo aulas só pra chegar perto do que já tem tanta gente bem qualificada fazendo não me animava muito. Esta foi a terceira vez que resolvi ir há uma aula de kung fu (a primeira foi na adolescência, a segunda há uns 7 anos atrás) e percebi algo muito interessante, talvez isto seja óbvio para várias pessoas, mas como muitas vezes o óbvio passa despercebido vou compartilhar:

Como é importante ter uma mente clara na hora de aprender uma nova arte, clareza mental e boa disposição de humor são incríveis facilitadores do processo de aprendizado, neste caso o professor dava instruções muito bem e com uma ou duas repetições eu já conseguia fazer os movimentos com algum sucesso, coisa que não acontecia com tanta facilidade quando há sete anos eu não me trabalhava tão bem com alimentação e estilo de vida saudáveis. Pra vocês terem outras comparações o meu amigo e Bruce-Lee-chamadaorganizador de eventos (aqui na Inglaterra) Ben, que também se cuida bem com estilo de vida saudável teve extrema facilidade ao realizar os exercícios, quando fizemos atividades com os outros alunos (alguns há 2-3 anos praticando) nos saímos melhor em equilíbrio e destreza, alguns já com graduação, tinham dificuldade em performar certos movimentos.

A grande sacada que queria compartilhar é que quando temos auto conhecimento (do corpo e forma como o usamos) e uma habilidade mental de aprender e aplicar algo a partir do primeiro momento em que nos é explicado podemos alcançar níveis de performance em um tempo bem mais curto se compararmos a nós mesmos com uma mente nublada, confusa ou com pouca concentração. E se for necessário que o professor repita 10 vezes, talvez ele repita 2 vezes por aula e volte ao exercício em 3 aulas pra só então o corpo e a mente conseguirem entender e performar algo que está literalmente sendo repetido. Imagine o quanto pode-se melhorar o tempo e a inspiração em seguir estudando uma arte (marcial, musical etc.) com um corpo saudável e uma mente poderosa? Sem falar das emoções. Lembro que quando era mais novo tinha tantas emoções que me levavam a preocupações e me tiravam o foco da prática esportiva que acaba com a performance prejudicada, como é realmente saudável e eficiente ter auto confiança, ser livre do medo e se expor sem medo de ser feliz.

Espero que isso tenha acrescentado algo pra vocês. Pra mim foi uma grande sacada pensar desta forma eficiente, com certeza vou tornar qualquer aula que eu faça em uma oportunidade muito mais próspera para aprender algo novo com prazer, satisfação, inspiração e tudo de bom e do melhor.

Abrações

Desejando aprendizado com facilidade e motivação positiva a todos,

Paulo Yamaçake