Limpeza do Fígado e da Vesícula, história, teoria e minha experiência prática

PDC banner 728x90
A limpeza do fígado e da vesícula biliar é um processo antigo, culturalmente ancestral de medicinas tradicionais, existem relatos tanto na medicina tradicional indiana (ayurveda) como em livros provenientes de arqueologia egípcia. No ocidente a Dr. Hulda Clarck e o Dr. Andreas Moritz são responsáveis por grande disseminação deste conhecimento.

Diversos pesquisadores da área acreditam que as pessoas tem centenas de cálculos biliares no fígado e na vesícula biliar, cálculos que não aparecem em exames e que se removidos resultam em melhor funcionamento das funções hepáticas. O procedimento de limpeza, também conhecido como descarga, serve para eliminar estes cálculos.

maçãs

De forma resumida o procedimento de limpeza funciona da seguinte forma:

  1. Consumo de ácido málico, puro ou através de suco de maçã para amolecer as pedras.
  2. Dieta leve e jejum antes da descarga, para não utilizar e acumular bile na vesícula.
  3. Ingestão de laxantes que além de provocar movimentos intestinais dilatam os dutos biliares.
  4. Ingestão de uma mistura de óleo com sumo de frutas cítricas para estimular a secreção de bile, que é volumosa (devido ao jejum) e que empurra os cálculos que foram amolecidos por dias graças ao ácido málico.
  5. Ingestão de laxantes para empurrar todas as pedras para fora do organismo via intestinos.

Simples e trabalhosa de ser realizada, pode ser complementada com a utilização de enemas de café.

Minha Experiência

1ª Descarga

Fiz em 2012 minha primeira descarga, estava morando no Tree of Life, onde toda alimentação é 100% viva (crua), vegana e orgânica. Antes disto já estava há 4 anos tomando sucos vivos e me alimentando corretamente.

O procedimento foi o seguinte:

  • 5 dias tomando 1 litro de suco de maçã por dia e sem consumir nenhum alimento composto por gordura
  • 1 dia de frutas até as 12hs e então jejum. As 18hs do mesmo dia tomei 1 dose de sal amargo e as 20hs outra dose, as 21hs fiz um enema de café (conforme a técnica do Dr. Max Gerson e as 22hs consumi meio copo de azeite de oliva com meio copo de sumo de toranja. Deitei e dormi.
  • No dia seguinte tomei mais duas doses de sal amargo, as 6 e as 8hs.

Foi um tanto sacrificante passar 6 dias sem consumir nenhuma gordura, mas razoável para poder realizar a experiência. Nas duas primeiras doses de sal amargo não senti nada. O enema de café resultou em extrema clareza mental, sensação de purificação intensa do sangue. Beber a mistura de azeite e toranja foi mais fácil do que imaginado, meu corpo ansiava por gordura! No dia seguinte o sal amargo fez seu efeito laxante, só vi uma única pedra sair e passei o dia inteiro indo ao banheiro.

2ª Experiência

Este mês (Dez/2013) fiz uma nova descarga.

  • Tomei 5 dias de suco de maçã, mas continuei consumindo alimentos gordurosos.
  • No sexto dia interrompi o consumo de gordura e parei de me alimentar as 14hs. Fiz um enema de água e outro de café durante a tarde. As 18 e as 20hs tomei doses de sal amargo. As 22hs tomei uma mistura de azeite e sumo de laranja.
  • Na manhã seguinte tomei 1 dose de sal amargo por volta das 7hs.

Passar pelos dias anteriores à descarga consumindo gorduras foi mais fácil do que abdicar, o que me fez questionar qual seria a eficiência da descarga, mas na prática isso não parece ter modificado em nada, expeli cerca de 50 pedras, a maioria com 0,5cm de diâmetro. Os enemas novamente me trouxeram incrível clareza mental. No amanhecer do dia depois de beber o azeite com laranja acordei com um bom humor memorável, incrível, após tomar o sal amargo senti várias sensações desconfortáveis, laxativas, que duraram o dia inteiro.

 livro limpeza do figado e da vesícula

Ambas as vezes foram benéficas e sinto meu organismo mais purificado, físico e mentalmente. Tenho acompanhado diversas pessoas realizando as descargas e os resultados são incríveis, acredito que quanto mais limpo o organismo da pessoa tiver e se ela jejuar durante o dia da descarga, mais fácil o processo ocorre e com menos desconfortos físicos. Acredito que uma fonte interessante de pesquisa sobre o assunto é o livro “Limpeza do Fígado e da Vesícula” do Dr. Andreas Moritz, publicado pela editora Madras.

Temos uma pessoa bem informada no Brasil sobre o assunto, estaremos organizando eventos para discutir e informar sobre o assunto, mantenha-se informado (a) assinando nossa lista de emails e se inscrevendo em nossa comunidade no Facebook. Bem vindos,

Paulo R Yamazák

 

 

 

PDC banner 728x90