Meditação pra Iniciantes – Guia Básico

Meditar é algo muito prezado por aqueles que já começaram a praticar, sabe por que? Quer aprender como começar? Bem vindo!

A meditação é uma prática milenar muito prezada dentre as culturas orientais. Ela parece servir pra acalmar a mente e o espírito, eu particularmente tenho a impressão que algo muito precioso acontece nos momentos de silêncio que a pessoa consegue cultivar, tenho a impressão que nestes momentos soluções criativas acontecem.

Cientificamente falando a meditação equaliza as partes do cérebro numa mesma vibração, isto para citar apenas um fato interessante, existem milhares de pesquisas relacionadas a meditação, desde a reconstrução de neurônios até a neutralização de material radioativo via meditação. Se tiver curiosidade procure as pesquisas do grupo de Meditação Transcendental, eles tem excelente material.

 

Como Começar?

  1. Encontre um local onde você não será incomodado (a). Procure uma posição pra se sentar relaxado, pode ser no chão, numa almofada, numa cadeira etc. O ideal é ter a coluna ereta. Opcionalmente você pode fazer alguns minutos de relaxamento do corpo antes de se sentar, alongar, sacudir ou massagear funcionam bem.
  2. Feche os olhos e foque a visão interna em um ponto, por exemplo entre as sobrancelhas.
  3. Agora você tem duas opções: 1. Ficar prestando atenção na respiração, sem interferir, apenas assistindo o ar entrar e sair. 2. Perceber o que se passa na tela mental (quais pensamentos surgem) sem se misturar com o pensamento, apenas perceber e não emitir nenhuma opinião sobre os pensamentos que surgirem.

Por quanto tempo praticar?

Pra quem está começando acho que 5 minutos são um bom começo, preferencialmente praticados diariamente, 1 ou mais vezes por dia. Pra quem tiver desenvolvido boa força de vontade 20 minutos já pode lhe proporcionar excelentes resultados. Se for necessário coloque um alarme antes de começar a prática.

 

Um dos objetivos da meditação é esvaziar a mente. Eu vejo isto como encontrar espaços vazios dentro da mente e isto na minha prática pessoal é muito construtivo e benéfico. Gostaria de saber se você já experimentou isto, como se sentiu e se você acha que isto é possível? Comente sua experiência.

 

Gratidão mil,

Paulo R Yamazák assinatura

PDC banner 728x90