O que é misso?

O misso é o principal ingrediente da tradicional sopa japonesa, o missoshiro.

Ele é um dos tesouros da culinárias japonesa, tanto pela utilidade e versatilidade quanto pelas propriedades medicinais extraordinárias.

Ele é feito geralmente de arroz, soja, sal e um fungo.

Em geral se prepara o arroz cozinhando e colonizando o arroz com um fungo muito específico, isso gera muitas enzimas digestivas, na sequência esse arroz é misturado a soja (que foi cozida e moída), ao sal e vai ficar repousando.

O processo de repouso é longo, hoje em dia existem forma de fazer um misso com 1-2 meses, mas tradicionalmente ele fica 6 meses, 1 ano e até mesmo mais que 4 anos. Depende do tipo e variedade, e o conhecimento cultural diz que quanto mais antigo melhor ele fica. Inclusive existem pesquisas com missos com 2 anos de cura e eles tem propriedades especiais e diferenciadas. Dizem que o misso e o shoyu em sua forma tradicional jamais estragam e ele poderia ser um dos fatores de longevidade com saúde da população japonesa.

Hoje em dia já existem novas receitas e variações nos ingredientes, então é possível encontrar coisas muito especiais por aí.

Se quiser ver vídeos com receitas e dicas, assista a semana gratuita de videos por email do Meu Fermentado, é só entrar no link www.meufermentado.com.br