Rejuvelac – Receita e Guia

O Rejuvelac é uma bebida fermentada de água e algum cereal (ou pseudocereal). Os benefícios do Rejuvelac são diversos pelo fato dele conter probióticos, enzimas e vitaminas (complexo B, C e E).

Dentre os benefícios ele tem sido usado como tônico geral (vitalizador), auxiliar da digestão (para isso ingerir um copo 20 minutos antes da refeição) e até mesmo para ajudar a curar a ressaca.

 

12742258_1258889290806704_4896585108998941618_n

 

Como Preparar?

Você vai precisar de:

1 xícara de trigo em grão (ou arroz integral, ou grão de aveia, centeio ou cevadinha) (ou um pseudocereal como a quinoa e o amaranto) – preferencialmente orgânico

5 xícaras de água potável

Escolha um pote de vidro para fermentar a bebida. Lave muito bem o vidro, os grãos e todos os utensílios que forem utilizados no processo (peneira etc.). É importante que tudo esteja bem higienizado.

Coloque no vidro os grãos e a água e deixe uma tampa por cima, sem fechar, mas para evitar que qualquer partícula e poeira caia na bebida, aguarde 24 horas e coe o líquido, guardando numa garrafa com um fio de melado (ou mel), na geladeira. Pronto, está pronto para ser consumido, mas você ainda pode…

…pegar os grãos restantes, lavar bem, lavar novamente o vidro, preencher o vidro novamente com os grãos (usados) e mais 5 xícaras de água e fermentar por mais 24 horas. Guarde novamente numa garrafa com um fio de melado (ou mel) na geladeira.

Você pode repetir mais uma vez o processo, ou seja, três levas de bebida podem ser feitas com apenas uma porção de grãos.

Essa receita é proveniente da chef crudivora Rita Zamberlan. Existem outras formas de preparar Rejuvelac, mas eu selecionei a minha favorita pra você.

Modo de usar:

  • Beber um copo por dia. Ou pelo menos uma semana por mês diariamente. Para nutrir-se de probióticos
  • Beber 20 minutos antes da refeição, ou beber como tônico esportivo.
  • Pode substituir água na preparação de sucos e vitaminas. Pode misturar com suco verde.
  • Adicione limão, gengibre, hortelã, canela, mel, melado ou estévia para melhorar o sabor antes de servir.
  • Pode ser consumido até 7 dias após o preparo se conservado na geladeira.
  • Pode ser usado para fermentar queijos e iogurtes vegetais
  • Os grãos restantes podem ser usados como salada, para criação de receitas, para alimentar animais ou para compostagem.

Fatos Interessantes:

  • Bactérias benéficas (probióticos) produzem nutrientes dentro do corpo. Especialmente enzimas e vitaminas do complexo B.
  • Elas podem melhorar a absorção de minerais.
  • Reduzem o tipo de stress provocado por má digestão.

 

Quer uma consultoria personalizada sobre como incluir alimentos radiantes na sua dieta? Envie um email para atendimento@manualhumano.com.br