Sucesso na Dieta Vegana – Como ficar 1000% Bem?

Na matéria de hoje algumas informações para ajudar a melhorar a qualidade da dieta, veganos ou não as infos são úteis.

Conseguir uma dieta de alto padrão fazendo uso exclusivo de alimentos de origem vegetal é totalmente possível nos dias de hoje, já foi o tempo onde o mito de não conseguir viver 100% bem na dieta vegana foi desmistificado. Exemplos vivos são os Dr. Gabriel Cousens e Dr. Brian Clement, que praticam há mais de 30 anos a dieta vegana e viva e já completaram mais de 70 anos e estão radiantes, estudando, trabalhando, viajando pelo mundo e produzindo material nesta área, sem contar com o fato de serem diretores de centros de saúde, terem família e filhos etc. E o mais importante facilitando que centenas de pessoas possam seguir com sucesso neste tipo de dieta.

 

piramide da alimentação vegana

 Esta Piramide tem um desenho bonito, mas não representa saúde ou equilíbrio necessariamente.

Dividi este tema em alguns tópicos para facilitar.

Biotipo

 

Você é um Ser Único. É de extrema importância compreender que cada individuo tem uma genética exclusiva e um corpo que é único, portante necessitando de cuidados especiais, inclusive na dieta.

Solução? Conheça o teu próprio biotipo. Se tiver interesse assine nossa lista de emails e receba como presente de gratidão testes para conhecer melhor o teu biotipo.

 

Dieta Junketariano

 

Quanto melhor o combustível melhor é o desempenho, e no caso do corpo humano o desempenho não que dizer somente boa disposição, energia, alto astral e capacidade mental, mas também incluí a qualidade do material com o qual o teu corpo é construído. Logo se você fizer uma dieta vegana com alimentos industrializados (enlatados, processados quimicamente etc.), refinados (farinha branca, açúcar etc.) e alimentos sem vitalidade, sua dieta será pobre em minerais, vitaminas, enzimas e antioxidantes importantes para o bom funcionamento do corpo, da mente e da consciência.

Solução? Alimente-se com variedade de alimentos (cores e tipos), com bastante alimentos crus, consuma sucos frescos (verdes, vivos etc.), algas, fermentados, alimentos integrais e orgânicos ou selvagens.

 

Proteínas

 

Testes genéticos tem mostrado que 75% da população precisam de uma dieta com maior quantidade de proteínas e isto pode significar entre 40-60% da ingestão de alimentos deveria ser proteína e apenas 25% da população precisaria de uma dieta com pouca quantidade de proteína (mín. 20% do total da dieta). Claro que existe uma variação enorme de pessoa a pessoa e isto não é um teste clínico, mas genético.

Solução? Primeiro procure saber qual é o teu tempo de oxidação (rápido ou lento) para saber quanta proteína consumir, a chave é poder comer uma refeição e não ficar novamente com fome dentro de duas horas, e sim comer algo que te forneça energia sustentável para as próximas horas. Inscrevendo-se na nossa lista de emails você recebe gratuitamente testes para conhecer melhor o teu biotipo. Segundo, utilize as fontes veganas de proteína como por exemplo: quinoa, amaranto, algas spirulina e clorela, algas marinhas, sementes e castanhas, leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilhas etc.) Atenção, para fechar a cadeia de aminoácidos essenciais é necessário consumir variedade de alimentos, comer apenas um ou outro tipo de fonte vegana de proteína pode não fornecer todos os aminoácidos essenciais, mas variar com certeza fornece.

 

Ômegas 3 e Colesterol

 

As gorduras são essenciais ao corpo e ela está presente em todas as células do organismo, especialmente no cérebro e nos olhos. Dietas com baixa taxa de gordura são extremante perigosas.

No caso dos Ômegas 3 em estudos conduzidos por 5 anos viu-se que quem possuía mais ômegas 3 (8%) em relação a quem possuía menos (4%), quem possuía menos envelheceu mais rápido e a taxa de depressão foi maior. Ômegas 3 (O3) estão relacionados especialmente as funções neurológicas, para citar alguns benefícios de quem tinha níveis otimizados de O3: melhor resposta ao estresse, cognição, memória, clareza mental, controle neuromuscular etc. 85% das mortes prematuras foram reduzidas quando se tinha O3 em níveis otimizados. O3 parecem aumentar o QI das crianças em 13 pontos, previne a depressão, reduz o risco de canceres (próstata, pele e mama), melhora o humor, previne a depressão pós parto inclusive a bipolaridade.

 

Sobre o Colesterol, leve isto bem a sério, a dieta vegana pode baixar e muito os níveis de colesterol, e o colesterol além de ser necessário para diversas funções fundamentais (produção hormonal etc.) não é a causa de doenças cardíacas como vem se anunciando nas últimas décadas, a causa das doenças cardíacas é a inflamação do corpo (existem bastante pesquisas comprovando esta afirmação). Níveis totais de colesterol abaixo de 159 estão relacionados a sintomas de: desequilíbrios emocionais, acidentes, depressão, infarto, suicido, desequilíbrio hormonal, comportamento violento, perda de memória e doença de Parkinson.

Uma pessoa sofrendo de baixo colesterol pode estar mentalmente desequilibrada e totalmente sem libido e potência sexual. Sem vitalidade. Sintoma conhecido em parte dos veganos de longa data que não se cuidam.

 

Solução? Consumir quantidade suficiente de O3s, por exemplo um adulto normal deve consumir 3 col. de sopa de linhaça ou chia (recém moída) com 1 col. de óleo de coco para alcançar a taxa otimizada de O3s de cadeia longa, gestantes devem consumir o dobro. Existe a opção de algas douradas, beldroega etc. Não recomendo o uso de óleo de linhaça nem a farinha de linhaça pronta pois os O3s se oxidam extremamente rápido. Sobre o colesterol o ideal é consumir óleo de coco para elevar os níveis.

 

Vitamina B-12, L-Carnitina e outros suplementos

 

A suplementação de B-12 embora não pareça necessária em todos os casos é uma decisão inteligente pois a falta de B-12 pode causar consequências graves para o cérebro e existem diversos casos onde “de uma hora pra outra” a pessoa “surtou” por deficiência de B-12. Normalmente é necessário 3-6 anos para esgotar o estoque do organismo.

L-Carnitina parece ser bastante escassa no momento na dieta vegana e está relacionada a diversas funções no organismo, sendo válido o teste da versão vegana (obtida através de suplementos criados por fermentação), lembre-se cada organismo é único.

Outros suplementos são interessantes, mas talvez não necessariamente fundamentais, obviamente se você não está dando conta de se nutrir bem suplementos naturais a base de plantas podem te ajudar a estar mais próximo do 1000% de desempenho.

Solução? Faça testes ou tome diretamente suplemento de B-12, existem pastilhas sublinguais ou injeções. L-Carnitina pode ser obtida de fonte vegana em capsulas. Outros suplementos como o nome já diz, suplementam, caso seja o teu objetivo.

 

Estes são alguns pontos e uma versão bastante resumida de tão vasto tema, espero que seja útil.

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Gratidão e Super Semana a todos

Abração

Paulo R Yamazáke Equipe MH

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