Super Alimentos – Video + lista de 10 super foods

Saudações,

segue o nosso novo vídeo sobre super alimentos e também uma lista resumida de 10 super alimentos e seus principais benefícios.

 

Açafrão da Terra

Raíz rica em manganês, ferro, potássio e magnésio, vitaminas B6 e C. Altamente anti inflamatório, associado a proteção contra o crescimento de células cancerígenas, saúde do fígado, digestão otimizada, cura de úlcera e problemas de pele. O açafrão é cheio de anti oxidantes e pode ser encontrado fresco (raíz) ou em pó, você pode usar como condimento em diversos pratos e molhos ou adicionar ao suco verde.

Açaí

Cresce no Brasil, a planta é extremamente forte e resistente a doenças, em geral as plantações não utilizam fertilizantes químicos ou agrotóxicos. Extremamente rico em anti oxidantes o açaí é boa fonte de gorduras saudáveis e minerais. Bom pra ser consumido em vitaminas e smoothies. Atenção para os açaís comercializados prontos, estes em geral usam xarope de guaraná e diversas vezes açúcares e xaropes de glicose ou frutose, e estes podem ser danosos a saúde. Prefira açaí batido com mel ou tâmaras ao invés destes xaropes que são de origem industrial.

Algas

As algas marinhas são excelente fontes de minerais (pela concentração e especialmente variedade) além de diversos fitoquímicos benéficos para a manutenção de excelente estado de saúde.

Das algas de água doce a Espirulina e a Chlorella se destacam. A Spirulina possui 60-70% de sua composição de aminoácidos (até 90% assimiláveis), minerais e fitonutrientes, ela é altamente desintoxicante (inclusive de radiação). A Chlorella possui cerca de 60% de proteínas não tão assimiláveis quanto a espirulina, rica em minerais e fitonutrientes ela é conhecida por desintoxicar o organismo de metais pesados.

Babosa – Aloe Vera

Extremamente nutritiva e de fácil acesso, você pode plantar praticamente em qualquer local. Rica em minerais e vitaminas, enzimas, proteínas e fitonutrientes ela é associada a saúde geral e extremamente benéfica a saúde do sistema gastrointestinal. Aconselha-se usar apenas o gel que está no interior das folhas, este pode ser consumido puro ou junto a sucos e vitaminas. No Brasil houveram diversas discussões sobre riscos potenciais desta planta, aos quais nós discordamos mas aconselhamos que se você for fazer uso faça uma pesquisa. Em diversos países o gel da babosa é vendido como simples alimento.

Cacau

Extremamente rico em minerais e substancias químicas que incluem poder antioxidante, redutor de estresse em curto prazo e estimulante. O cacau cru (vivo) contém até 20 vezes mais substâncias ativas do que o cacau processado em barras (mesmo aquelas que são 70% puro cacau). Atenção para o consumo de cacau com açúcares ou adoçantes artificiais, busque realizar receitas saudáveis, aqui no Manual Humano temos várias receitas com chocolate.

Cânhamo

Semente da família da Cannabis, que inclui a maconha, por este motivo ainda não legalizada no Brasil, esta semente não possui princípios ativos ou composição que possam causar efeito de droga ou dano ao organismo e na realidade são extremamente nutritivas, destacando-se por serem 50% proteína, contendo todos os amino ácidos essenciais, o que a torna excelente alimentos para quem quer diminuir ou evitar o consumo de produtos animais (carnes, laticínios e ovos), excelente para veganos e vegetarianos. Além disto é rica em omegas 3, essenciais pra saúde do cérebro e do sistema cardiovascular. Ela é muito saborosa e pode ser incluída em saladas, granula, batida em vitaminas ou pode se extrair delas um delicioso leite vegetal.

Couve

Rica em vitaminas A, C e K, proteínas e minerais (ferro e cálcio) a couve pode ser usada em saladas ou nos sucos e vitaminas. Extremamente popular e de fácil acesso, procure sempre consumir couves orgânicas e saiba que quanto mais bem cuidado o solo, melhor será a qualidade das folhas.

Dente de Leão

Tradicionalmente conhecido como uma planta curadoria, especialmente em relação a saúde do fígado e a vesícula biliar. Rico em vitaminas K, A e B6 e manganês e potássio. Extremamente útil no suco verde, green smoothies e também nas saladas. O dente de leão cresce selvagem em quase todo o mundo e todas as quatro estações. Quando for colher assegure-se da pureza do local ou peça pra um agricultor de tua confiança trazer pra você junto com a sua próxima feira de verduras.

Maca

Raíz cultivada na cordilheira dos Andes, especialmente no Peru, famosa por suas propriedades adaptógenas, ela é conhecida por promover mais atividade sexual, aumentar a libido, níveis de energia e vitalidade. Na realidade a maca equilibra os hormônios e isto pode gerar como conseqüência melhor desempenho sexual, mas não é necessariamente um estimulante, além disto outras glândulas também se equilibram (além das sexuais). Pode ser consumida junto a vitaminas, sucos ou receitas diversas (especialmente nas sobremesas já que o sabor é compatível com doces).

Schizandra

Fruta nativa da China, desintoxica o fígado sem que a pessoa presencie sintomas de desintoxicação, conhecida por nutrir e desobstruir todos os 12 principais meridianos do corpo. Considerada a planta quintessencial chinesa, associada a longevidade, beleza, clareza mental e alegria de viver. Atenção para fonte desta maravilhosa planta, é muito importante que ela venha da região original da China para que realmente tenha todas as propriedades. Pode se consumir em pó, capsulas, chá ou tintura.

Gostou? Assine nossa lista de emails e por pura gentileza compartilhe nosso conteúdo.

Agradecemos mil.